quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DEZ MANEIRAS PARA PERMANECER CRIATIVO


Como permanecer criativo num mundo onde é tão fácil copiar, recortar e colar? Outro dia coloquei esta questão para o grupo de professores que coordeno. Pelo silêncio inicial pude perceber que a resposta estava longe de ser fácil. Porém, maravilhoso é o tempo em que vivemos. Um professor sacou da bolsa o seu Ipad e digitou minha pergunta no Google [este incrível oráculo pós-moderno] e logo em seguida milhares de respostas estavam à nossa disposição. Por ironia, caímos na nossa própria armadilha. Sem saber como poderíamos ser criativos, naquele momento, recorremos à criatividade alheia. Dente os incontáveis resultados, um vídeo chamou a atenção de todos 29 ways to stay creative [aqui]. Simples, conciso e didático. Genial. Era tudo que precisávamos.

Vimos o vídeo e pensamos, “ok, é muito bom”, mas não era nosso. Precisámos descobrir nossas próprias maneiras de permanecer criativos. Alguém sugeriu, “cada um de nós deve elencar numa folha pelo menos 10 maneiras que utiliza ou pretende utilizar para seguir criativo”. Batata! Em alguns minutos apareceram as listas mais mirabolantes deste lado da galáxia. Não posso divulgar listas alheias, por isso coloco aqui a minha, que não é lá “grandes coisas”, mas é minha e me ajuda. Torço que ela inspire mais alguém a, pelo menos, montar sua própria lista de inspirações criativas.

10 maneiras para permanecer criativo

1. Plante. Dos exercícios manuais possíveis a uma pessoa totalmente inabilidosa, como eu, plantar é o que mais gosto. É preciso preparar a terra, conhecer a semente, sujar as mãos, regar, oferecer luz, esperar crescer... todo este processo é um bom exercício de paciência. E é bom ter paciência, porque criatividade não é uma virtude que se nasce com ela ou aparece em nós da noite para o dia. Acho que nossa criatividade, neste caso, cresce junto com a planta, conforme a gente cuida dela. 

Intervenção "Máximo Silêncio", Praça Paris, Rio.
2. Aprenda novos idiomas. O conhecimento de outra língua traz consigo um novo e larguíssimo horizonte. A língua não vem sozinha, junto a ela vem toda uma cultura com a qual se pode aprender e também toda uma nova população com quem se pode conviver e partilhar.

3. Leia quanta literatura puder. Ler é o melhor exercício de imaginação possível, as letras tem o poder de nos transportar para diversas realidades sem a influencia dos sentidos. É pura imaginação. É incrível imaginar cada uma as cidades criadas por Calvino, cada membro da família Buendía, da obra de G. G. Marquez ou cada dor sentida pelo desafortunado Raskólnikov, personagem de Dostoiévski. Ler é imaginar. A imaginação e a Criatividade são irmãs siamesas.

4. Escreva à mão. Conheço gente que só usa caneta para assinar. Continuamos escrevendo, mas estamos perdendo o exercício da letra. Sentir o cheiro da tinta de uma boa e velha Bic no papel dá a sensação de que o trabalho da escrita está fluindo melhor. Além disso, escrever a próprio punho nos une há uma tradição milenar de tentar desenhar nossas palavras de maneira bonita ou pelo menos, inteligível aos outros.

5. Faça exercícios diários. Corra e esvazie a mente. Em “cabeça cheia” não há espaço para a criatividade, só para a repetição. Pedale e veja lugares diferentes. Ande e reflita sobre o que vem fazendo no dia-a-dia. Canse o seu corpo para repousar o intelecto mais profundamente. Cansaço e descanso são fundamentais no processo criativo. Com o suor eliminamos muita coisa velha que está em nós. No sono, sonhamos a novidade.

6. Jogue, mas não gaste seu dinheiro com isso. Cartas, videogame, xadrez, não interessa qual, toda espécie de jogo exige do jogador a resolução rápida dos mais variados problemas. Nas cartas, é preciso saber blefar, calcular, “ler” o outro; no xadrez, escolher a jogada certa entre milhares possíveis é fundamental; no War, o sucesso depende de delimitar uma estratégia para conquistar territórios. Jogos são ensaios divertidos da vida.

7. Dê aos pobres algo mais que roupas e comida. Muita gente tem o hábito de ajudar àqueles que precisam. A maneira mais comum é a doação de bens materiais. Ótimo se você faz isso. Mas, doar seus brinquedos velhos não faz de você uma pessoa criativa. Os pobres não precisam apenas de roupas e comida. Eles querem alegria, arte e conhecimento tanto quanto celulares modernos e tênis Nike. Que tal partilhar um pouco do que você sabe com quem precisa? Dê uma aula em um albergue, leve seu Playstation para jogar com jovens que nunca jogaram, ensine alguém a construir uma pipa. Você sabe o que pode fazer pelo outro.

8. Desconecte-se.

9. Beba bons vinhos. Procure conhecer a uva do vinho que bebe, tente identificar os aromas e sabores, não exagere na dose. Aprender a amar os vinhos é uma boa maneira de aprender um pouco de geografia, história, agricultura, arte e nos encaminha para a boa culinária e para uma postura mais alegre à mesa. Repito, não exagere.

10. Leia os manuais de instrução. É típico, mal tiramos da caixa os nossos gadgets e a primeira coisa que fazemos é ligar. Ler os manuais, as bulas de remédio, as fórmulas os mapas, as notas de rodapé e tudo que normalmente está em letras pequenas [por isso saltamos] nos ajuda a tirar melhor proveito das coisas, ajuda a estabelecer novos links de pensamento e de uso. As letras pequenas nos ensinam a olhar mais longe.

***

Uma última me veio à cabeça de depois de tudo escrito. Ame mais. Porque São Vicente de Paulo dizia que “o amor é criativo até o infinito”. Concordo. 

27 comentários:

  1. Post bom esse!

    Embora estejamos agora conectados minha projeção de falta de criatividade na atualidade vem em maior parte pelo uso excessivo dos computadores e toda tecnologia...
    Ver um bom filme no cinema, ir ao teatro, lugares ao ar livre... Pouco se vê isso ultimamente

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. O problema é que a cada dia mais a falta de criatividade invade o nosso meio...e o que antes mesmo que copiado eram ideias geniais, hoje não passam de meras tolices.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou aprender outra linguaaaaaaaaaa, se Deus quiser rsrsMAs eu aindo uso a caneta :P

    ResponderExcluir
  4. Boa lista. Muita da minha criatividade veio de leitura, mas gostei da ideia de plantar. Amo a natureza, e dá para pensar em muitas coisas cuidando de algo tão frágil, lindo e delicado como uma plantinha. Exercícios também, se tornaram para mim essenciais, você até pensa melhor se libera raiva e frustrações de forma física em algum esporte ou atividade.

    ResponderExcluir
  5. maravilhosas dicas , principalmnte escrever á mão , que está se tornando uma prática pouco usada e aprender novos idiomas ...

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blog, muito bom mesmo

    http://fikisempreonline.blogspot.com
    compartilhem tbm no facebook!!!


    Ganhe dinheiro com seu blog, acesse: http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=88250 e ganhe para fazer buscas na net

    ResponderExcluir
  7. Desconecte-se
    desconecte-se...
    desconecte-se e
    desconecte-se.

    ResponderExcluir
  8. Criatividade é questão de como se ver a arte.

    ResponderExcluir
  9. Já estou na quarta língua e ainda não sou muito criativa =((
    buááá!

    ResponderExcluir
  10. e sou formada em letras. Lê é o que mais fiz, mas sempre acho que falta algo, não sei!
    Boas ideias!!

    ResponderExcluir
  11. ótema dicas, adorei o blog.
    estou te seguindo.
    visite o meu blog e se puder siga-o também: http://vida-fragil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bacana as dicas. Mas, será mesmo que dão certo? Rs!

    ResponderExcluir
  13. Gostei o post! Hehe. Tô precisando de criatividade (coisa que eu não tenho ):) Sempre tive interesse de aprender outras línguas e tal. Mas nossa, tenho preguiça. Fu. d.d Huahhauha.

    Beijinhos,
    www.c-utecupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bom,para ser sincera: otima postagem! o que eu gosto de fazer quando me sinto triste e escrever, amo ler, gosto de fazer exercicios físicos,etc..ser feliz sempre que estivermos oportunidades;

    http://erikag12.blogspot.com/

    Segue-me ja estou te seguindo, deixe seu comentario e eu retribuo.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Já li muitas listas desse tipo e acho que ler e se desconectar marcam presenças em quase todas, hahaha. E são as que eu tento levar pro meu cotidiano. Na maioria das vezes dá muito. :)

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, eu concordo com quase todos esses tópicos, porque tenho mantido minha criatividade bem digitando ao invés de escrever...

    Abraço!

    http://atalaia2011.blogspot.com/2012/02/uma-historia-de-amor.html

    ResponderExcluir
  17. Curti, já faço alguns dos itens da lista, eu incluiria outros, como "Observe", tirar um tempo de quando em quando para observar tudo e todos, é um hábito que cultivo há tempos e me inspira bastante...
    Ótimo post!

    http://cnavega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Desconectar é a melhor dica. Quanto mais tempo passamos online, mais ignorantes ficamos.

    ResponderExcluir
  19. Manter a mente sã é difícil com a enxurrada de informações que temos, e o pior é que não aprendemos de fato, pq é informação em demasia, criatividade é uma coisa que está em falta, talvez pensamos em algo, mas isto já foi criado e como fica? tá tudo muito rápido e inútil, sinto falta dos tempos idos às vezes.

    ResponderExcluir
  20. Excelentes dicas. Sério, de todas acho que pratico apenas duas regularmente.

    Abraço,

    http://umlivroqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Se manter criativo no mundo do ctrl c + ctrl v é foda. É muito difícil mesmo, muitas vezes ficamos tentados a simplesmente mastigar alguma ideia alheia.
    Sobre cada maneira.
    1 Plante: Achei interessante e é total verdade, a única coisa que faz com que tenhamos pratica em qualquer coisa é a pratica, e com a criatividade não é diferente, basta sempre fazer coisas criativas que aos poucos esse tipo de ação se torna normal.
    2 Aprenda Novos Idiomas: Aprender outro idioma deve ser muito bacana. E ta ai uma coisa que eu não consigo aprender, parece que outra língua não entra na minha cabeça que só entra inúmeros livros em português, revistas superinteressante, Galileu e artigos científicos, mas sempre estar em contato com outra língua é cultura é super interessante.
    3 Leitura: A ironia no da leitura é que ontem eu escrevi um texto sobre os bens da leitura, vai demorar para ser postado em meu blog por causa do cronograma que eu fiz. Só que basicamente dizia que a leitura ajuda uma pessoa a aumentar suas defesas e ampliar sua cultura, o que acaba formando mais uma formadora de opinião. E é isso que nossa pátria e mundo precisa.
    4 – Escrever a mão: É verdade, nessas férias eu comecei a usar um diário, o que era impossível a não ser em meus rabiscos na faculdade. Mas escrever na mão é melhor, é mais bonito, mais viável.
    5- Exercicios: É fundamental para uma pessoa saudável e criativa, eu adorava jogar futebol, mas fiz uma cirurgia que fudeu com a minha vida. Atualmente estou apenas fazendo fisioterapia, mas sei que suar e se cansar é a melhor saída para se sentir bem, não somente para se sentir criativo.
    6 – Jogue: Jogar é fundamental para uma pessoa saber competir e buscar as melhores saídas para um impasse. Não gastar dinheiro é fundamental, porque isso se torna vicio. E o vicio compacta o cérebro e a imaginação.
    7 - De aos pobres: Ta ai algo que me tocou nessa sua lista. É total verdade, temos que fornecer para os menos favorecidos cultura. Por que não doar um livro ou uma revista para um pobre? Seu mp3 velho? Legal! Adorei isso daí!
    8 – Desconecte: Tinha um comercial da Sundau ( é assim que escreve? Seila) que dizia que a vida é muito mais bonita do lado de fora do PC. E é verdade, a vida não é ficar enfornado em uma caixa quadrática sem expressão. Viver em sociedade também é essencial.
    9 - Beba Um Bom Vinho: Além do vinho, temos que conhecer tudo o que comemos e ter a noção que para aquilo estar em nosso prato, várias pessoas com sentimentos e ideais tiveram contato. Uma coisa que me ajuda muito é tentar imaginar como é a pessoa que por exemplo, matou o boi, ou colheu o alface. Isso nos faz viajar...
    10 – Ler manuais : Ta ai algo que eu só leio de remédio haha, mas é algo que eu vou prestar mais atenção.
    Ame mais: Tem uma musica sertaneja que diz: “Tudo mundo quer amor, mas amor que é bom ninguém quer dar” (8).
    Temos que aprender a amar o proximo e respeitar as individualidades de cada pessoa e assim sermos melhores.
    A lista está excelente, mas eu acrescentaria alguns passos:
    1-Ouça mais: Ouvir as pessoas é essencial para formarmos nosso processo criativo, ter o conhecimento de diversas opiniões é uma boa maneira de aumentar nosso intelecto.
    2-Conheça novos lugares: Tomar caminhos diferentes é essencial para aguçar nosso cérebro e isso ajuda a massagear o cérebro.
    3-Coma algo diferente: Apreciar novas comidas é importante para aguçar nosso cérebro também.
    Poxa, já escrevi muito haha.
    Mas adorei o post!
    Sucesso com o blog...Abras

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito das suas dicas para aumentar a nossa criatividade. Das práticas que elencou, eu faço (eu já fiz) todas.
    Já plantei árvores no passado;
    aprendi razoavelmente inglês e espanhol, e neste momento faço um curso de francês on line;
    todo dia eu leio um livro;
    escrevo à mão, principalmente anotações das coisas que eu leio;
    gosto de caminhar, mas também pedalar 3 ou 4 vezes por semana;
    jogo jogos no PC de vez em quando;
    já fiz amizade com dois moradores de rua, e sempre parava para conversar com eles, apesar dos olhares de desaprovação das outras pessoas;
    gosto de desconectar-me da internet, conversar com pessoas "reais" (apesar de que tem sido um exercício frustrante ultimamente, pelo desinteresse das pessoas pela maioria dos meus assuntos);
    adoro vinhos, mas não sou entendido e por isso não sei se os que eu gosto são "bons";
    sempre leio as receitas e manuais de instrução. Gosto de saber com o que estou lidando e de como tirar o máximo de proveito de qualquer coisa;
    Enfim, concordo com todas as suas dicas, e ainda poderia acrescentar outras. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.