sábado, 2 de janeiro de 2010

MÍNIMA RESTROSPECTIVA LITERÁRIA [2009]

Em 2009 não tive lá muito tempo para ler. É triste dizer isso, porém é a dura realidade de quem apenas sonha ser um leitor em tempo integral. Acho que ninguém é isso, leitor em tempo integral, nem mesmo aquelas pessoas abençoadas as quais foram confiadas nossas bibliotecas. Quando adolescente sonhava ser bibliotecário, vivia em bibliotecas tentando desvendar os mistérios daqueles números e letras pregados com papel adesivo na lateral dos livros. Bastava olhar para o meu quarto para saber que eu nunca seria bibliotecário. Outras paixões vieram. A filosofia, a educação, a religião e, por fim, a área social. Todas essas atividades exigiram que eu permanecesse em constante estado de leitura. Tinha de ler sempre, mas tudo muito voltado para o trabalho, quase nunca podia me dedicar a minha verdadeira paixão, a literatura.
No ano passado, bati meu recorde negativo de leituras literárias. Li apenas cinco livros completos [para quem lia pelo menos dez por ano, é uma queda considerável]. E esta postagem é para fazer o resumo de minha pobreza. Como disse li cinco, mas só posso recomendar três. Dois deles não ousarei recomendar. Saramago me decepcionou em seu elogiado “A viagem do elefante”, achei uma história arrastada e sem brilho [acho que isso acontece porque a gente sempre espera muito de alguém que escreveu mais de uma mão cheia de clássicos]. Já a releitura do “Ulisses” de James Joyce outra vez me causou tanto espanto ante àquelas geniais descrições do nada, que não consigo escapar do sentimento de impotência para escrever sobre. Restaram-me três leituras para comentar, dois romances e um livro de poesia.
Comecemos pela poesia. No natal passado ganhei uma edição bilíngue do surpreendente “Os animais evangélicos e outros poemas” de D. H. Lawrence. clip_image001O livro de uma coerência literária que raras vezes notei em um volume de poesias. É como se as dezenas de poemas que ali estão, quisessem nos contar uma única história. A história do acelerado progresso da humanidade no século XIX, sobre como esse progresso tecnológico, político e social tem nos tornado cada vez mais autônomos e consequentemente sozinhos. Toda a tecnologia, que deveria servir para nos aproximar, diminuir fronteiras melhorar nossa vida, tem feito exatamente o contrário. Cada vez nos relacionamos menos, e quando nos relacionamos é tudo tão vazio. Chegamos ao nível no qual das relações pessoais são quase desnecessárias, e quando acontecem, na maioria das vezes, são conflituosas e fugazes. Essa crítica é tão comum que todos já estamos cansados dela. O que impressiona na obra de Lawrence é que ele não se posiciona contra o modelo atual de sociedade, ele também não o admira. Ele apenas acredita que é uma escolha coletiva que fizemos. Seus poemas, repletos de metáforas e imagens desconcertantes, “da minha parte, prefiro que meu coração se despedace” [p. 51] ou “todos os frutos tem o seu segredo” [p.59], mostram que a poesia também pode ser realista, contundente e sem o romantismo da esperança-cega. Recomendo “os animais evangélicos e outros poemas”, mas com um alerta: prepara-se para perceber o quão “demasiado pequeno és ante ao vento que te arrasta” [p. 47]. Que vento é esse? O vento do tempo. Não o tempo das horas, dos meses e dos anos, mas o tempo que passa sem que possamos contar, aquele tempo do qual sempre sentimos falta e nunca sabemos qual é.
clip_image003O segundo livro que completei no ano foi “As revelações picantes dos grandes chefes” de Irvine Welsh [aquele escocês desbocado que escreveu Trainspotting na década de 90 e depois sumiu]. Lembro que Borges recomendava que não deveríamos Ler nada que ainda não tivesse completado 100 anos. Não concordo com ele, há tanta coisa nova capaz de nos surpreender. Ler um autor contemporâneo é como conectar-se ao seu tempo. Assim me senti ao ler “As revelações...” é um livro contemporâneo que trata das relações entre os funcionários de uma repartição pública, suas lutas pelo poder, sua corrupção, seu mau-caratismo e completa falta de ética. O mais surpreendente no enredo é que o “vilão” da história, um típico conquistador alcoólatra irlandês, consegue transferir tudo que há de ruim em si, para o “mocinho”, o maior nerd do lado independente da ilha da Irlanda. Outra coisa que impressiona é a maneira como Welsh consegue vincular seus personagens ao espírito do ambiente onde estão inseridos. O livro se passa em Dublin, na Irlanda. E por mais que o nos afeiçoemos ao personagem nerd e sua luta pela ética e por uma escalada limpa numa montanha de sujeira pública, sabemos desde o princípio que vai vencer a batalha aquele que beber mais. Afinal, estamos em Dublin.
O terceiro livro que desejo recomendar foi minha ultima leitura do ano, mesmo porque só veio no natal, como presente. “O Tigre Branco” do indiano Aravind Adiga é um daqueles livros que a gente pega cheio de receio. Autor novo, vendeu milhões por todo mundo, tem uma capa muito desenhada e aquele monte de elogios de jornais do mundo afora na contracapa, este livro tinha tudo para ser mais um entre os milhares que encostei no limbo das leituras que nunca vou fazer. Li a primeira página e percorri as outras 260 em três dias. clip_image005“O Tigre Branco” nunca será um clássico da literatura. É um daqueles livros inteligentes, escritos com o esmero de quem fez um daqueles cursos americanos para escritores, mas não é um enlatado. Aravind Adiga mostra, já na sua estréia, que a literatura, se quiser sobreviver na época do Twitter e do Facebook, precisa estar em diálogo com essas mídias. A trama quase que inteira se passa dentro de um carro, onde motorista trama o assassinato do patrão. A novidade está na narrativa em primeira pessoa, que se dá em forma de uma longa confissão feita por meio de e-mails enviados por sete noites consecutivas ao primeiro ministro da China. No “Tigre Branco”, temos uma Índia muito distante daquela do Ganges mágico, ou do romântico Taj Mahal. O que vemos é um país fragmentado por seu rápido desenvolvimento, por uma democracia de mentira e pela exploração da minoria rica e estrangeira sobre a minoria indiana pobre e fácil de ser explorada. É um livro sobre exploração, empreendedorismo, assassinato e glória. É sobre a glória de um homem que mesmo tendo nascido na escuridão [pobreza], soube ascender à luz [riqueza], mesmo que para isso tenha de descobrir a parte mais escura de si mesmo. Um trecho: “Nunca antes na história da humanidade, tão poucos deveram tanto a tantos, Mr. Jiabao. Um punhado de homens, neste país, vem treinando os noventa e nove vírgula nove por cento restantes – mesmo que eles sejam fortes, talentosos, inteligentes – para viver em perpétua escravidão; uma escravidão tão forte, que se pode entregar nas mãos de um homem, a chave de sua emancipação e ele vai atira-la de volta, praguejando” [p.147].
Estão aí as três dicas. São tantos os livros possíveis e tão pouco tempo disponível. Mas esqueçam o tempo, e melhor não pensar nele. Enquanto pensamos no tempo, ele nos ultrapassa. Ler o que der, eis o meu propósito para este ano. Sem lamentação.
Pax tecum amici.
Bom 2010.

36 comentários:

  1. vou ver alguns daqueles livros. Você tem uma boa opinião.

    ResponderExcluir
  2. pow cara bem interessante seu post não conheço nenhum dos livros que você citou mas me interessei pelo , As revelações...
    vou procurar saber mas sobre ele
    abraços e bom 2010

    http://aocontrariodoavesso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Também não li muito no ano passado. Quando se fala em ler, o que vem à cabeça são os livros. Li mais jornais do que livros no ano que se passou. Mas 2009 foi um ano positivo pra mim, pois eu comecei a escrever o meu primeiro livro. Achei o conteúdo do seu blog bem inteligente e interessante, ele resgata a vontade de ler, o que é bem legal. Feliz ano novo!

    www.botecodohumor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum desses livros. No ano de 2009 eu li muitos livros que falam sobre negócios, empresas, biografia, etc...

    Feliz 2010 para você e que leia bastante livros

    http://tec-prog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto belo texto voltarei
    para lêr mais textos interessantes

    e parabéns pelo belo trabalho de escrever
    isso e uma arte.

    retribui a visitinha
    sxgamex.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. interessante...vou seguir
    http://cotidianodesvaneio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Também não fui capaz de ler muito durante este ano...

    Gostei das dicas e me interessei bastante por "tigre branco"

    ResponderExcluir
  8. esse ano de 2009 pra mim em termos de leitura foi péssimo.. devo ter lido uns dois ou três... em 2008 li uns 15.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. é mesmo...ninguém consegue ler em tempo integral.Vou procurar esses livros que você indicou =)

    ResponderExcluir
  10. Interessante...leitura eh uma parada mto boa ne....pra tdos!

    http://seriadobretania.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Você tem bom gosto para a literatura, vou aproveitar algumas dicas da sua retrospectiva.

    CHINFRAS e TALS

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca consigo ler livros ,eu perco a paciencia.A biblia que é o livro mais lido do mundo eu sempre tento ler e acabo antes da metade de genesis.mas ano passado eu bati meu recorde positivo de leituras.Li 4 HQs importantes.Não historinhas curtas ,mas histórias de centenas de paginas como Maus de Art Spiegelman.Recomendo vc a ler essa.

    ResponderExcluir
  13. Se te consola eu também não fui uma boa leitora levando-se em consideração os anos passados, mas agora com 2 filhos e com a dificuldade de comprar livros em português(até leio em inglês, mas prefiro em portuguê) acabo me perdoando....

    Que 2010 traga tempo e bons motivos para voltarmos aos nossos amados livros !


    Beijos meus..

    ResponderExcluir
  14. Estou com um livro que comecei a ler, de D.H Laurence, Mulheres Apaixonadas, bons os livros que você leu :D

    abraço

    ResponderExcluir
  15. Estou com um livro que comecei a ler, de D.H Laurence, Mulheres Apaixonadas, bons os livros que você leu :D

    abraço

    ResponderExcluir
  16. Pois antão, de literatura eu devo ter lido uns quinze ou vinte. Mais os de história, psicologia e coisa e tal, deve dar uns 25, 28, sei lá.

    Vamos ver qualé q é a de 2010.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curioso, fui conferir numa listinha que estava fazendo aí para fins escusos, deu 31.

    Mas isso descontando quadrinhos como Corto Maltese ou Monstro do Pântano, que bem dão um livro, e algumas literaturas didáticas pra emprego, tipo história e matemática de ensino médio, e tbm alguma coisa religiosa que acabei não colocando na lista.

    Se fosse contar tudo isso, acho q dava aí uns 50.

    ResponderExcluir
  18. Querido amigo avassalador... estou invejosa e ao mesmo tempo, não. Este ano foi dureza, pois em fase de conclusão de uma especialização só li livros academicos sobre autismo e psicanalise... Este ano vou dar mais atenção as leituras de lazer....
    Uma pergunta... a imagem do cabeçalho do blog é da capa "O apanhador nos campos de centeio"?

    ResponderExcluir
  19. Olaá!
    Esse ano eu li bastante livros até... Acho que uns 9, 10, por ae!

    Mas esses que voce citou eu nem conheço naão! Parecem ser interessantes (:
    Quem sabe esse ano começo lendo uma de suas indicações :P
    Ótimo 2010 pra vc tbm!

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  20. muito bom, gostei, do post e do blog, li e fiquei interessada em ler alguns desses livros, é muito bom,expandir a mente.abç

    ResponderExcluir
  21. Achei seu blog em uma comunidade do orkut. De início ele parece ser muito complexo. Mas ao mesmo tempo, um convite a ignorar o tempo e mergulhar na leitura. Como jornalista e fotógrafa, passarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  22. Ja conhecia alguns desse livros e outros naum, mas adorei o post brother!!!

    Parabens pelo trabalho kra!!

    ResponderExcluir
  23. Ler é necessário ao ser humano para seu conhecimentos, mas poucos o fazem.

    ResponderExcluir
  24. cara, eu admiro essa sua vontade de ler, eu queria muito ser assim, mas infelizmente ODEIO ler...n tenho paciencia e infelizmente isso reflete em certos acontecimentos na minha vida =\

    ResponderExcluir
  25. Eu lia o que, 5 livros por ano? Em 2009, zero. E não me orgulho disso.

    Ler esse post me lembrou que ler é bom.

    ResponderExcluir
  26. Oi amigo, não cobre tanto assim de você mesmo....temos fases para tudo em nossas vidas....inclusive para estarmos no pique de ler....
    os livros que você indicou, realmente parecem ser bons....
    abs

    ResponderExcluir
  27. sempre tive curiosidade com o irvin... depois que você disse dele, vou procurar melhor :)

    ResponderExcluir
  28. Bom, você certamente leu mais que eu, rs. E com certeza, não tenho bagagem tampouco conhecimento suficiente para comentar pois tenho lido muito pouco mas, lembro, por exemplo de ter surpreendido e aprendido muito com a leitura de ``Nunca desista dos seus sonhos`` de Augusto Cury e estar aproveitando muito a leitura de `` O Caçador de pipas`` de Khaled Housseini.
    Parabéns por essa pobreza tão rica, abraços.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom seu blog... voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  30. Lendo seu post minha preguiça literária fica muito mais perceptível. Vou me regrar e voltar a ler com mais assiduidade.
    Seguindo seu blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Não li nenhum desses. Também exigo sempre mais de minha pessoa... este ano quero chegar aos 25, não importando se são novos ou se já foram degustados.
    Creio que rola umaa coisa meio religiosa no ato da leitura, pois às vezes estou ocioso e mesmo assim não consigo me concentrar ns letras...

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  32. Blog que fala sobre literatura... muito bom. O país precisa ler mais. Ótima iniciativa.

    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.