segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um dia você acorda no meio de uma megalópole...

A maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero. [Henry Thoureau]

 Um dia você acorda no meio de uma megalópole e a primeira buzina mal-educada te faz pensar: eu não sou daqui.

Um dia você chega em seu trabalho e percebe que noventa e cinco por cento dos sorrisos e cumprimentos que recebeu nos corredores, no elevador e pelo telefone são automáticos demais para serem verdadeiros.

Um dia você se vê atolado em burocracia, dentro de um escritório congelado pelo ar condicionado que não te deixa respirar. Todas aquelas horas na frente do computador estão te matando.

Um dia você percebe que sempre diz “sim senhor” para o seu chefe, mesmo quando ele está redondamente enganado. Mentir pra você mesmo se torna quase natural.

Um dia você se cansa de todas aquelas reuniões de revisão e planejamento, cujo o resultado são outras reuniões que tendem a se multiplicar até o infinito.

Um dia você percebe que o dinheiro corrompe as pessoas de maneira absurda e você não consegue escapar dessa lógica maldita.

Um dia você olha para a sua pasta de musicas no computador e só tem coisa antiga.  Você não tempo para descobrir coisas novas.

Um dia você reabre aquele livro que começou a ler tem mais de um mês. Você ainda está na pagina cinqüenta e seus olhos já estão pesados demais pra continuar.

Um dia você abre o jornal e vê um filme ou peça de teatro que te interessa, é a última semana em cartaz. Você olha sua agenda. No único dia que você pode, nenhum dos seus amigos pode ir com você.  No dia seguinte trinta pessoas querem que você vá ao aniversário delas.  Você prefere ficar em casa comendo Ruffles e assistindo a um filme velho no Telecine. 

Um dia sua namorada te liga, você vê o nome dela na tela do celular e pensa em não atender. Você deixa o telefone tocar até cair na caixa postal. Ela liga de novo. Você quer terminar.

Um dia você percebe seus ombros tão tensos e se lembra de Atlas, carregando eternamente o mundo nas costas. Você realmente se sentiria bem em trocar de posição com ele.

Um dia você abre sua caixa de e-mail e para de deletar aquelas mensagens de auto-ajuda em formato PowerPoint. Você começa a ler cada uma delas com atenção especial. Se emociona sempre no ultimo slide. Por algum motivo você deseja repassar aquilo para seus amigos. A sua vida está se derretendo aos poucos.

Um dia você acorda no meio de uma megalópole e a primeira buzina mal-educada te faz pensar: eu não sou daqui.  Você se lembra que é do interior, quase da roça. Pensa que nas cidades pequenas o mundo é diferente. Será possível viver lá? Terá de abrir mão de tanta coisa.

Nesse dia você se lembra que já tem 29 anos e que sua escolha tende a ser definitiva. Então, você vai?

***

Depois de escrever o texto acima, lembrei-me de do poeta Paul Verlaine que certa vez rabiscou: "Escolher uma vida humilde, repleta de trabalhos simples e pesados, exige muito amor". 

***

Abraço,
Luz na nossa Caminhada.

28 comentários:

  1. Sinceramente gostei muito cara ... vou começar a seguir.
    Postagem bastante legal.Parabéns.
    Se quiser pode ver lá o meu:
    http://www.gabalizando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Profundo esse texto!
    A vida é feita de escolhas: umas equivocadas, outras não e vamos aprendendo com elas.
    Gostei do seu blog, seguindo.

    http://www.redenacional1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Genial!
    Sério mesmo.. Genial!
    Ficou bem característico desta louca vida que presemciamos hoje!
    Parabéns!
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Um dia, acho, todos vamos acordar e dizer oi para a vida. Porque nossa vida natural não é como a vivemos hoje em dia. A tecnologia hoje em dia substitui os seres humanos e acho que isso não deveria ser dessa maneira

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hey,
    eu vivo em uma cidade pequena, mas não tão pequena.
    As pessoas se acostumam com essa vida e nem percebem o quão destrutiva ela é!
    Sabe de uma coisa? Enquanto todos querem ir pra outra cidade, fazer faculdade e depois morar lá, eu só penso em ira pra outra cidade, me formar( pois o curso que eu quero não existe aqui) e voltar pra cá, viver minha vida pacata e que eu amo muito!

    ResponderExcluir
  6. ahhh um dia vc descobri que escrever em blog se encontra pessoas encantadoras para nos fazer refletir sobre tudo.....

    olha uma xero bom estar por aqui....sr!


    te seguirei!

    ResponderExcluir
  7. Um dia você está a toa na internet, lendo blogs e de repente encontra um interessante, textos bem escritos e elaborados e resolve guardar entre os favoritos.. rs

    Amei o blog!
    Volto mais vezes, com certeza beijo.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto reflete muitos paradigmas que enfrentamos em nossas vidas, nossos objetivos, nossas metas e ideais, o que temos que passar para alcançar e realizar e estar sujeito muitas vezes por simplesmente fazer parte de um ideal!
    Seria muito simples ir para uma praia ou para o campo e viver de subsistencia...não seria? Eu acho meio complicado, principalmente depois de anos pois quando se tem uma certa idade vc ja se acostumou com o ritimo e possui uma cultura adquirida. Mas não é impossivel, principalmente quando vc acredita. Quando muito se quer , podemos alcançar!
    Belo Texto!

    ResponderExcluir
  9. É Adriano...acho que andamos nos cruzando nos pensamentos e na escrita...esse sentimento que há muito mais, e que o resumo a gente faz num perder o tempo imperdoável, enquanto os importantes, como afeto e simplicidade, se perdem...
    Acho que tinha mesmo colocado o link errado...e a ferramenta do blog também não funcionou...rs, mas o endereço certo é

    http://www.beatbrasil.blogspot.com/

    Ficarei feliz com sua visita! Beijinho

    ResponderExcluir
  10. As vezes, nessa vida urbana, até o momento de curtição vira uma obrigação autmática. E são tantas propagandas, tantas ilusões reais, que não nos damos conta que essa vida esta adoecida. É preciso arriscar outras vidas, correr riscos, funcionar sob outras lógicas, rachar estes sentidos que nos chegam prontos, parecendo naturais. Parabéns pelo texto. No meu blog escrevi um texto um tempo atrás, que traz algumas indagações semelhantes, "estranhas sensações", é o nome do texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. É, Adriano...me considero um pouco cigana. Como diria Renato Russo 'já morei em tanta casa, q nem me lembro mais'...já morei em grandes metrópoles, no interior, e posso dizer que um dia a gente descobre q o nosso lugar é sempre onde está o nosso coração. Ótimo blog, seguindo.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto relata bem a loucura que vivemos atualmente!

    ResponderExcluir
  13. Nós nunca estamos em sincronia com o mundo.

    ResponderExcluir
  14. Acei sensacional esse texto, vejo poucas coisas boas assim em blogs ... as duas escolhas são realmente difíceis, acho que as pessoas devem seguir seus corações e viverem a vida que as deixem mais felizes ......

    ResponderExcluir
  15. Nossa... que mensagem, hein?! Mas no final das contas... Quem está na cidadezinha de interior normalmente quer ir para a cidade grande... Quando consegue, quer voltar. A vida anda tão corrida que as vezes não reparamos nas pequenas coisas que antigamente nos faziam sorrir... Boa Noite!

    ResponderExcluir
  16. Cara, esse texto ta show de bola, sinceramente!
    Li e recomendo!

    ResponderExcluir
  17. Adriano!

    Também gostei muito do texto...

    Parece que os argumentos se esgotam diante desse lugar comum em que vive-se na sociedade... Ao menos pra mim, já não sei mais o que dizer...
    Quantas pessoas escuto em lamentos, injuriadas com essa vida de rotina que massacra o espírito. Só em casa, são duas, meus pais.

    Mudar para roça, é uma bela idealização, eu mesma, veja, ainda mal embarquei nesse inferno que é o mercado de trabalho, e já sonho em tudo largar e ir pra lá! rs

    Eu sonho tanto com uma saída, pessoal e social. Mas fico pensando no dia em que postarei texto parecido, cansado, e pensarei: é, bem que falaram, não tem saída. :/

    É preciso muita luz nessa caminhada mesmo...

    Estou te seguindo :)

    acho que eu expresso uma visão um tanto semelhante nos meus ultimos posts...
    www.ventosemrumo.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu também vivo numa cidade pequena, no litoral, e me considero afortunada por isso, embora muitas pessoas reclamem do 'tédio' daqui.

    Quando fico triste, saio andando sem pressa pelas ruas paradas, sento na praça, e ali esqueço o que me agoniza ouvindo os passarinhos.
    Como podem reclamar de tédio??

    ResponderExcluir
  19. que lindo! Vou seguir!
    olha, eu penso que poucas são as escolhas que são definitivas de verdade, enquanto vc estiver vivo sempre ha tempo de se arrepender, de mudar.

    ResponderExcluir
  20. A gente realmente vive no automático. Concordo contigo...

    É por isso que DEUS inventou os fins de semana. heheheheh

    ResponderExcluir
  21. Que incrível, viagem maravilhosa...
    Agrofloresta no Sertão?

    Nossa, estou muito curiosa pra ler seus relatos da sua experiência/pessoal/profissional!

    Vou esperar na espectativa pelos 15dias então!

    Boa sorta!!
    E Obrigada!!
    ^^

    ResponderExcluir
  22. Meu DEUS,para mim é uma honra ter recebido um comentario seu em meu blog,fiquei encantada com seus textos,prendeu minha atenção.Estou te seguindo e com certeza serei uma leitora frequente,muito obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns meu, de verdade! Adicionei o blog na barra de favoritos, adorei como tu escreve. Achei muito digno! Parabéns! =)

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, é ótimo ver alguem escrever o que pensamos mas nao conseguimos colocar em palavras...nao tenho essa habilidade! Demais!

    ResponderExcluir
  25. Oi Adriano,
    deixei um selinho para seu blog... SELO BLOG VERSATILE!
    Corre lá...tá quentinho... hihihih
    Parabéns!
    Sucesso e paz, querido.
    Beijo da NANNA

    ResponderExcluir
  26. Oi, Adriano! Acho que mais importante do que prêmios, é as pessoas gostarem do que a gente escreve. Por isso deixei um selo prá vc no meu blog... só uma forma de demonstrar minha admiração. Abço.

    ResponderExcluir
  27. Texto perfeito...
    Imagino que deve ser assim mesmo na cidade grande, mas pode ter certeza que há pessoas felizes com essa vida...
    Cada um escolhe o caminho que vai percorrer...

    ResponderExcluir
  28. Ah, vida de cidade grande não é fácil mesmo, falo isso porque moro em interior, mas um cidade de interior bem grande mesmo. :/
    Adorei o texto.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.