segunda-feira, 24 de maio de 2010

UMA TEMPORADA NO INFERNO

Uma noite, fiz a Beleza sentar no meu colo. E achei amarga. Injuriei.
[Arthur Rimbaud]

Faz mais de dois meses que escrevi aqui pela última vez. Bem sei que esta não é uma boa postura para aquele que deseja manter um blog. Porém, os dois ou três que me acompanham vão se lembrar do meu último texto, “Encruzilhada”, no qual eu falava sobre a necessidade humana de tomar decisões e sobre as decisões que realmente são definitivas. Bem, minha ausência se justifica por isto, estava em um momento de encruzilhada, sem saber para onde ir. Até que decidi descer aos infernos.

Lançando mão da mais simples das metáforas, nossa vida é toda organizada para que alcancemos o céu. Não o céu prometido pelos cristãos e muçulmanos, em um ainda desconhecida eternidade pós-morte, mas o céu do bem estar, da felicidade e dos prazeres possíveis nesta perigosa empresa a que chamamos vida. Quando, nalgum momento alguém chega a dizer, “minha vida está um inferno”, esta pessoa está no limite do mal-estar, da infelicidade e do desprazer. Em regra, buscamos o céu e temos horror ao inferno. Dedicamos boa parte de nossas forças vitais no caminho em direção ao tão esperado céu, enquanto tentamos escapar aos consecutivos infernos que se nos apresentam.


No meio da minha encruzilhada, escolhi seguir o caminho que me levaria diretamente ao inferno. Um caminho que já no pórtico se mostrava pedregoso, árido, sinuoso e longo. Fiz esta escolha inspirado em Ulisses [de Homero], o primeiro grande herói da literatura ocidental, que só teve forças para continuar sua inescrutável jornada depois de ter visitado os infernos. Lembrei também de Rimbaud, que depois da sua “temporada no inferno”, fez com que sua poesia atingisse contornos divinos. E até o próprio Jesus, segundo a tradição cristã, passou três dias no inferno antes de sua ressurreição.

E agora, já depois de ter descido aos infernos, aqui estou eu. Vivo. Mais forte. Ainda não cheguei ao meu céu, mas depois de ter passado pelos nove círculos infernais de Dante, me sinto mais próximo dos Campos Elísios. Aprendi a ir ao inferno em busca de respostas [com Ulisses], aprendi a fazer poesia no inferno [com Rimbaud] e a voltar com uma nova vida de lá [com Jesus de Nazaré]. Outros infernos virão, tantos céus serão desejados.

O que digo agora é que entre o caminho do céu e do inferno, sempre escolherei o do inferno. Porque, como o primeiro raio de sol depois de uma tempestade, o céu que vem depois do inferno, acreditem, é o mais alto dos céus. Porque, "à aurora - das mais escuras das noites escuras - revestidos de ardente paciência, entraremos nas esplêndidas cidades" [frase extraída do imaginário diálogo espiritual entre Rimbaud e São João da Cruz].

Pax vobiscum amicis,
Até a próxima.








[Foto: um momento de oração em Lourdes, França]

39 comentários:

  1. Não sei como foi sua "temporada no inferno", mas estou segura de que lhe fortaleceu, pois você foi capaz de voltar e escrever sobre a experiência. TAnto nosso herói Ulisses como Rimbaud se tornaram pessoas referências no mundo literário após suas "aventuras" pelo mundo "infernal", não tenho dúvidas que isso também aconterá com vocÊ. Gostei muito de seu blog. Estarei seguindo.

    Abraços,

    http://alma-feminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser "anti-religião", gostei da metáfora, que se encaixou perfeitamente no contexto. As citações também são ótimas! Parabéns pelo blog e sucesso sempre!

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Uma temporada no inferno... é... acho que tive algumas.

    O melhor é poder sair dessa temporada com algum aprendizado.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Grata pela visita...honrada em lhe visitar...e essas percepções de céu e inferno só nos vem nesse passar por entre eles, e essa dubiedade em nós é que nos mantém nessa busca e nessa fatalidade...inevitáveis.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. certo ou errado, bem ou mal, "céu ou inferno"... todos nós temos um referencial mas não podemos fugir do foco principal que o ato, respeitar as idéias alheias. Há dias em estamos certos, outros que fazemos o bem e outros que descemos ao "inferno", ou seja, maneiras diferentes de um mesmo ser humano ver as mesmas situações. Por que se prender a uma única maneira de agir?!

    ResponderExcluir
  6. ADOREI O BLOG... VIVEMOS NUM MUNDO ONDE TUDO JÁ É NATURALMENTE MOTIVADO PELA PRESSA, CREIO QUE NEM SEMPRE SE TEM UM CLIMA PRA ESCREVER COISAS TOCANTES OU BONITAS, ESSES SENTIMENTOS BROTAM NATURALMENTE. FICO FELIZ PELA INICIATIVA, GOSTEI MUITO A MANEIRA COMO VC SE EXPRESSOU... BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  7. nossa que texto marcante, adorei espero que não demore muito para voltar a escrever, gostei muito e espero que depois de sua temporada no inferno vc volte mais forte que antes.
    Quem nunca passou por uma fase assim, é ruim mais precisa se quizermos crescer^_^

    xau

    ResponderExcluir
  8. ahh
    sempre que saimos duma dessas voltamos mais fortes!

    ResponderExcluir
  9. belo texto, não sou religioso fervoroso mas achei o texto legal.

    Blog sobre Fotografia e Tech.
    http://patoemfoco.blogspot.com/ - Visitem!
    ;~

    ResponderExcluir
  10. cara bellissimo texto
    gostei muito
    tem aver com tudo.
    clique em comente no blog
    www.analucianicolau.adv.br

    ResponderExcluir
  11. wow o paraiso seu blog , vi suas sugestoes de livros e Dom quixote é uma grande acho que todos deveriam ler. eu to começando e to amando é um pouco complicado mas ta muito divertido nao sei é um livro unico.
    Seu blog ta genial Parabens!

    ResponderExcluir
  12. O inferno te regenerou te deu forcas, ironico nao? parabens.

    http://netalternativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. todo mundo tem que passar por la um dia ao que parece...

    gostei do texto, muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu blog e seu texto, vc escreve bem, não entre em nenhuma encruzilhada mais não hein !
    Eu sei que existem momentos que a vida dá umas reviravoltas mas não podemos perder o foco da vida !
    Um abraço!
    Visita meu blog,
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Sou um tanto quanto que religiosa, mas lá no fundo, não sou adepta à nenhuma religião...

    Ahm, por mais que tenha passado essa "temporada no inferno" acredito que tenha voltado de lá mais forte...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  16. Essas coisas servem para nos fortalecer!!!

    ResponderExcluir
  17. "O que digo agora é que entre o caminho do céu e do inferno, sempre escolherei o do inferno."[2]

    Nos piores momentos é q encontramos forças pra continuar lutando e o que ganhamos depois, por menor q seja, vale muito!

    Belo texto!

    ^^

    ResponderExcluir
  18. é isso que nos fortalece e nos motiva!

    ResponderExcluir
  19. Como disse alguém: "O inferno é aqui!" Se sua escolha foi passar pelo inferno para voltar mais forte saiba que você escolheu viver ao invés de só existir. Escolhas nem sempre são para se evitar algo mas pela melhor recompensa depois de um grande esforço.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog amigo!

    Vejo o inferno como uma forma de aprendizado, nunca sabemos de fato do que se trata até o visitarmos e só é possivel sair após aprendida a lição que o mesmo nos proporciona.

    parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Só aqueles que se propõem a descer ao inferno podem reconhecer o mais alto dos céus. Vida de céus e infernos, corajoso você em dispor-se a seguir pelo caminho mais doloroso afim de reconhecer a paz reconfortante do céu. Cada vez mais forte é o que imagino, cada vez mais sensato é no que creio.

    ResponderExcluir
  22. Quem nunca teve sua temporada no inferno?

    ResponderExcluir
  23. você escreve muito bem.
    o importante é que sempre há aprendizado.

    ResponderExcluir
  24. Gostei, melhor dizendo, adorei o seu domínio linguístico, textos muito bem escritos, o lirismo é marcante e num "simples" texto é possível aprender sobre a vida, literatura e poesia.

    Uma temporada no inferno retrata bem os demônios que o homem enfrenta em sua jornada.

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  25. Amei seu texto, sou escritora e estou formando uma antoogia de contos e textos para mandar para a feira de Frankfurt, o que acha de participar?
    Mais informações em meu blog http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com
    Beijaraços!

    ResponderExcluir
  26. Olá meu amigo, não fique mt tempo sem postar senão tds os seus (3) leitores podem achar q vc desistiu de blogar hehhehe... e saiba q entre o céu e o inferno é bom sempre escolher o céu pois como diz o ditado o inferno é aqui mesmo, mas isso é claro q depende do ponto de vista de cada pessoa!
    grande abraço e parabéns pelo blog q é bem organizado

    ResponderExcluir
  27. Cada um das dificuldades que passamos nos aproximam e nos distanciam da fé. Não há meio termo. Então, cada um vê do jeito que quer, que sente no peito.

    Eu, pelo menos tento, quero sempre me aproximar daquilo que me faz bem, e não vejo a fé e a religião como algo que queira fazer mal, apesar de algumas pessoas acreditarem nisso.

    Beijos
    Érika dos Anjos
    http://www.oquartoelemento.com.br

    ResponderExcluir
  28. Esse dilema de céu e inferno é algo poético, embora utópico. Advento do cristianismo disseminado pela Roma de Constantino (caso contrário acreditáriamos em Hades e etc...).

    De qualquer forma, como eu disse, cai bem como poesia e é ótimo para definir um estado de espírito ou uma situação momentânea.

    Vc foi muito feliz nesse ponto e está de parabéns pela idéia do Blog. Continue a escrever pois vc tem talento.

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que bom que voltou!
    Obrigada pela visita, sempre carinhosa ao meu blog! :)
    um abraço.

    ResponderExcluir
  30. muito bm seus tetxos...belo blog....


    parabéns!

    ResponderExcluir
  31. Não tenho a coragem necessária a sempre escolher o inferno. Apesar de que as minhas escolhas acabam tendo um miolo infernal, antes da conclusão celestial.

    Vai ver isso é coisa de ser humano.
    :)

    Gostei do seu blog, você escreve bem. Como é difícil encontrar alguém que escreve bem por aí!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Mais um texto seu que fico encantada!
    Muito bem escrito!
    Esta sua temporada de reflexão, de encarar o inferno em si.. com certeza lhe fortaleceu...
    As vezes é preciso cruzar/enfrentar o inferno para a compreensão nascer!
    ;D

    ResponderExcluir
  33. Já tive várias temporadas no inferno, mas o aprendizado que tive e carrego comigo desde quando sai de lá em nenhum lugar mais te ensinam!

    ResponderExcluir
  34. Essas paradas servem par nos fortalecerem...
    Faz parte.

    ResponderExcluir
  35. Não sei como seria esse inferno? Mas tenho certeza que no "meu inferno" não internet banda-larga. kkkk

    [e se tiver, é internet discada da TELEFôNICA] hehehe

    escreve muito bem, show de bola!...

    ResponderExcluir
  36. Não havia pensado nessa possibilidade.

    Vejo que tens razão, caro amigo!
    É uma opção heroica para os que são destemidos, corajosos e estão à procura de um Céu verdadeiro e recompensador.

    Gostei!

    Abs,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. O que digo agora é que entre o caminho do céu e do inferno, sempre escolherei o do inferno. Porque, como o primeiro raio de sol depois de uma tempestade, o céu que vem depois do inferno, acreditem, é o mais alto dos céus. Porque, "à aurora - das mais escuras das noites escuras - revestidos de ardente paciência, entraremos nas esplêndidas cidades" [frase extraída do imaginário diálogo espiritual entre Rimbaud e São João da Cruz] Achei essa a melhor parte do post,muito bem escrita e contada,creio que todos teremos algumas passagens pelo inferno.

    ResponderExcluir
  38. Encarar o inferno não é uma tarefa fácil. Para voltar fortalecido, na verdade, para voltar de lá, é necessário coragem, nem todos conseguem. Mas você parece que conseguiu, pela confiança que tem o seu texto. Além do mais, os piores obstáculos estão nos maiores infernos. Quer se fortalecer? Faça um teste lá. Quem é aprovado, está um passo a mais para o céu desejado.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Essas pérolas
    de sabedoria, que sempre fazem parte...Todos cheis de

    frases de efeito,
    de psicanálise vagabunda e redundante,
    rs, que

    tanto
    me divertem !
    (parabéns pelo
    blog !)

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.