segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A LITERATURA E SEUS “PERSONA-GENTES”

"Madame Boavary sou eu". (Gustave Flaubert)

Donde surge um Dom Quixote, um Geraldo Viramundo ou uma Dona Benta? Aladim, Sherazade e Diadorim seriam fruto único e exclusivo do intelecto dos autores que os imortalizaram? Ou será que Holden Caufield é apenas um adolescente comum que simplesmente foi transportado para as páginas de um livro?

Nada é criado do nada. Segundo a máxima de Lavoisier, “no universo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Nem mesmo a literatura pode escapar a isso. Apesar do universo literário aparentemente ser primo fruto do gênio imaginativo dos autores, recebendo o nome de ficção nas prateleiras das livrarias e bibliotecas, não podemos esquecer de que todo texto de um autor e, consequentemente, seus personagens são parte de um universo maior do que o próprio autor. Toda pessoa é constantemente encharcada por sua época, pelas pessoas com quem convive e pelas luzes e sombras que compõem sua existência. Os autores não são diferentes. Suas obras são reflexos das ideias de sua época, das pessoas com quem tomaram parte, das viagens que fizeram e do estado de espírito pelo qual passaram pela vida. A diferença entre a transformação literária e a transformação literária reside na imaginação. O universo transforma matéria bruta em matéria bruta. O homem, por meio do intelecto é capaz de lapidar. O personagens literários, são pessoas lapidadas.

JoaquimAssim, Guimarães Rosa viajou o Sertão de Minas com um lápis e uma caderneta na mão para colher, como que numa lavoura de palavras, expressões, trejeitos e a sabedoria dos sertanejos. Nos últimos anos, tenho tido a oportunidade de viajar pelo Sertão periodicamente por causa do meu trabalho. É incrível, todo mundo no sertão carrega em si a alcunha de um personagem possível. O mérito de um Guimarães Rosa reside exatamente no reconhecimento de que os personagens literários, antes de frequentarem as páginas das novelas e romances, estão aí no mundo habitando as histórias que esperam para ser contadas.

Nem é preciso ir muito longe para se descobrir um personagem. Gustave Flaubert, quando questionado sobre sua personagem mais famosa, não hesitou em dizer: “Madame Bovary sou eu!”. Antes de se imortalizar nas páginas do “Grande Mentecapto”, Geraldo Viramundo já fazia parte do imaginário popular mineiro há décadas. Ele já estava ali, vivo no imaginário popular, pedindo para ser escrito. Há tantos personagens esperando as páginas literárias. Quantas ficções a vida de um Profeta Gentileza não seria capaz de inspirar? Quer escrever um romance sobre a máfia? Por que não convidar nosso Fernandinho Beira-Mar?

Os personagens estão aí, flutuando pelo cotidiano, vestidos de realidade. Ao escritor resta acolhê-los, travesti-los de seu imaginário, jogando-lhes o “pozinho mágico” que os transformará em literatura. Porque a literatura vem da realidade, mas ela nem de longe é a própria realidade. Literatura é o real como poderia ser, nunca como é de verdade.

Para terminar, segue um videozinho [vida longa ao youtube!] do nosso querido e verdadeiro Manuelzão, personagem mais pitoresco de nossa literatura, cujas cenas da vida ganharam luz nova diante do olhar atento do nosso maior criador de personagens. Aliás Guimarães Rosa dizia que não tinha personagens, e sim “pesonagentes”.



Pax tecum vobiscum

Abraço, e até a próxima.

28 comentários:

  1. Não é pelo simples fato que sou nordestino que acho que seja nessa região tenha uma "amazônia" de personagens literários. A diversidade de pensamentos e reações dava para escrever milhares de obras de sucesso. Alguns que descobriram isso, fizeram sucesso!

    maneiro o blog, estou seguindo
    http://luizlukas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito bom :D
    concordo plenamente, acho q vou da um de guimaraes rosa ja ja :D

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a tua visão, eu sempre tive uma vontade de colocar todas as minhas ideias em um livro assim, mas nunca consegue me organizar. mas no fundo eh isso mesmo, os personagens se juntando mostram como eh o autor do livro, é de alguma forma algumas passagens de sua vida.
    Abraço do Marcus!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Muito boom! Muito boa a sua visão mesmo... Até tive vontade de escrever um texto agora' BjinhOs!*

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da sua reflexão. O Universo literário une diversas idéias de vidas completamente diferentes, que ao passar do tempo, podem ser cruzadas em histórias parecidas, de autores que talvez nem viveram na mesma época.

    ResponderExcluir
  6. A observação é a chave da criação.
    Cada pessoa tem em si um universo, e por isso podemos viajar as vezes sem precisar sair de casa... Sempre há na família pessoas com características interessantes, que se ampliarmos através de uma visão menos limitada, rende ótimos pesonagens, as vezes cômicos, as vezes dramáticos, mas sempre há algum....

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A Adriana deixou claro também. Cada pessoa é um universo. E como você mesmo disse: persona-gentes. O que rende história completamente diferentes e muitas vezes idênticas com conceitos e filosofias que se cruzam.

    ResponderExcluir
  8. Eu invejo muito autores como H.P. Lovecraft que escrevia histórias tão desvairadas, imaginativas e, aparentemente, radicalmente desconectadas de qualquer relação com a realidade.

    ResponderExcluir
  9. eu ao contrario do cara me supriendo o tempo todo

    ResponderExcluir
  10. Adriano, concordo plenamente com o que disse. Em cada canto das cidades, dos sertões, do céu talvez, existem pessoas capazes de se tornarem personagens maravilhosos dentro de bons contos, dentro da literatura. Aliás, a literatura é um bom campo para homenagear pessoas tão incríveis como as citadas no texto. Dom Quixote? Quem sabe não existiu um realmente. Como na vida, todas as histórias são baseadas em fatos reais. Sei que em cada linha de um livro existe um alguém que viveu aquela situação, mesmo que não tenha sido daquela forma, daquela magnetude. Seu blog é excelente e você fala muito bem de literatura. Fala como um sonhador. Fala como alguém que é um "personagente".

    Abraços!

    http://blogdaucam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O que realmente falta hoje em dia são bons escritores, pessoas capazes de criar...vivemos na geração CRT V + CRT C .
    Falata criatividade hoje em dia!

    ResponderExcluir
  12. Existem personagens escondidos por todo nosso rico Brasil.
    Acredito que muitos dos nossos famosos personagens da literatura brasileira podem ter sido tirados de algo real.

    Muito bom seu blog.

    http://momentosfortuitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Sua escrita é perfeita, e bem elaborada, você pesqueisa eantes de escrever, nãoé apenas um blog..é tipo um artigo mesmo, é muito bom..eu adoro livors e realmente ..cada obra espelha seu autor..parabens!

    ResponderExcluir
  14. Ja havia parado para pensar nisso antes, e gostei de ler um texto sobre isso, e, na minha opinião você está corretíssimo! Personagens nunca são criados do zero! Jogo RPG sempre que posso e passo por isso sempre, tendo que criar algo "novo".
    Amei o texo e como você escreve! Parabéns e sucesso com o blog! =D
    Vou seguir.

    ResponderExcluir
  15. Por isto, pode-se dizer que a literatura está aos olhos de quem vê!

    Ou seja, não precisa ser um grande escritor pra se contar grandes histórias, só precisa ser um grande "olhador"...

    Abs.

    www.solidocomoar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei as entrevistas, o conteúdo do seu blog é maravilhoso, essa gente simples tem muito o que nos ensinar, muitos costumes, ensinamentos, culturas.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  17. Caraca, gostei daqui !
    De verdade, parabéns pelo blog =)

    eu nunca me perguntei daonde que saem os personagens, mas sempre soube daonde sairam os meus,auehaueha

    Abraço
    http://blogdoalsil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. cara gosteii muito muiito bom esse blog
    gosteii da saber sobre a região da amazônia que tem haver com personagens bem litetarioos
    issso e bem lealls !

    ResponderExcluir
  19. Nunca fui bom em literatura. Não conheco esses doido aí nao.
    Me interessei pelo vídeo....rs...o Jô soares ta muito diferente. caraca. A voz dele não mudou nada.

    ResponderExcluir
  20. Esses coroas tem muita experiência para repassar para nós que jovens.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  21. Acho que não é só no sertão que existem tantas figuras ilustres. Basta que o escritor saiba olhar ao seu redor e analisar cada pessoa de forma singular em relação ao grupo.

    Para qualquer pessoa que chega em um grupo ao qual não pertence, as pessoas chamam atenção por determinada característica, é necessário um olhar estrangeiro para construir algo interessante.

    E Guimarães Rosa teve ese olhar aos montes.

    Muito bom o seu texto.

    ResponderExcluir
  22. De fato, todos os personagens surgem de algum lugar, não apenas da cabeça do autor. O que o autor faz é simplesmente criar a vida para ele... traçar suas histórias e seu destino!

    Muito boa a postagem!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    http://twitter.com/felipe_damasio

    http://twitter.com/cerebromusical

    ResponderExcluir
  23. Muuito bom ! ;D
    curti sua reflexão !

    e realmente existem mts personagens escondidos pelo Brasil a fora ^^

    bejo bejo ;*

    ResponderExcluir
  24. Conteúdo realmente relevante e educativo. Parebéns pelo blog, você escreve muito bem.

    Dá uma espiada no meu:
    http://www.photo-monster-city.blogspot.com/

    Abç.

    ResponderExcluir
  25. Nenhum dos livros indicados eu li, mas vou dar uma olhada com calma e quem sabe não leio algum!

    Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com ;D

    ResponderExcluir
  26. Querido amigo avassalador... A obra de um autor não se livra dele e ele tambem é seu refem... fragmentos de vida misturadas as fantasias e desejos de ser ou não ser como é... Fico delirando se Bouvary seria o alterego de Flaubert... ou quem sabe... Diadorim habitava os desejos do escritor das veredas....Não se divide a vida da ficção... não tem como separa-las.

    ResponderExcluir
  27. existe ainda a descoberta! o mistério nos ronda com o impossível. abçs

    ResponderExcluir
  28. Simplesmente fantástico!
    Eu já tinha visto.

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.