sexta-feira, 29 de maio de 2009

PARA BELO HORIZONTE, COM CARINHO

“Belo Horizonte tem um visgo. Comigo, pelo menos, era assim: me apaixonava por um raiozinho de sol, um ventinho da avenida João Pinheiro, uma cicatriz num banco da Praça da Liberdade, pelas folhas secas da rua Alagoas, por umas iniciais na calçada da rua Sergipe, pela paz de certo quarteirão espichado ao sol de três da tarde, com o preguiçoso cocó-ri-có de uma galinha mineiríssima. Tudo são motivos para não mudar porque tudo são motivos de amor. Mas a gente muda e passa a amar outras coisas, sem esquecer as antigas.”
(Carlos Drummond de Andrade)


Belo Horizonte, quanta alegria tenho em te visitar. Quando subo a Praça do Papa e te vejo quase inteira, sinto uma emoção maior. A mesma que um filho sente, depois de anos afastado, ao avistar a casa de sua infância. Minha infância não te conheceu, foi menino em cidade pequena, a não muito distante Santa Bárbara, mas se minha infância te reconhece, querida Belo Horizonte, é porque você nunca perdeu sua vocação de roça. Lembra quando você era apenas um arraial? Você era conhecida Curral Del’Rey. Por que trocaram seu nome? Mas até que não é mal chamar-se Belo Horizonte.


Um dia decidiram que você seria Capital do Estado. Ouro Preto tinha muita marca do império português para o gosto dos republicanos mineiros. Uma Minas Gerais moderna, não caberia ali, era tanta história e estória acumulada. A capital tinha de mudar. Para onde?


Fico imaginando quando aqueles homens de finos bigodes, roupas alinhadas e sapatos brilhosos pisaram sua terra pela primeira vez. Aposto que meu conterrâneo, Afonso Pena, deve ter quase desistido de você. Todo aquele seu mato, aquela lama dos antigos brejos que beiravam a Serra do Curral, tudo aquilo devem ter causado uma péssima impressão naquele homem de idéias arrojadas e coração generoso e formado no Caraça. Dizem que ele quase desistiu, mas resolveu subir um pouco da Serra, quando pisou a terra que agora piso e te viu do alto, se apaixonou por ti. Afonso foi o primeiro apaixonado, depois dele tantos outros. Aarão Reis, Bias Fortes, Drummond, Olegário Maciel, Greta Garbo (que certa vez veio se esconder aqui), Juscelino, Célio de Castro, tantos, tantos. Nós todos que subimos e te olhamos do alto.


Você é a síntese do espírito de Minas. Quem nunca sentiu aquele ímpeto revolucionário que corria nas veias dos Emboabas e dos Inconfidentes, ao passear pela Praça da Liberdade? Poderá algum mineiro não recordar sua terrinha no interior, ao bater de longe a vista na Serra do Curral? Essa serra nos dá uma sensação de proteção tão grande. Somos povo desconfiado, não muito afeito a se mostrar, e estar rodeado por esta nossa querida serra nos faz bem, cria a sensação de que estamos protegidos e de que nada de mal poderá acontecer para quem vive aqui. A serra nos ajuda a guardar nossos segredos.


Tanta coisa pra dizer, tanta saudade acumulada querendo dizer algo. Mas mineiro nunca conta tudo. Sempre fica um pouquinho escondido, uns breves mistérios que a gente se permite. E é esse mistério que todo mundo leva quando se despede de você, querida Beagá.








Pax Tecum amicis




* A foto da postagem foi tirada ontem, do telhado da casa onde estou hospedado, no Bairro Jaraguá. A Música do vídeo é da banda belorizontina Tianástácia.

20 comentários:

  1. Nossa, que linda foto e linda postagem!
    Não conheço Belo Horizonte, mas depois que vi essa postagem, fiquei curiosa!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário.
    Isso aqui tá muito bom também viu. Organizado.

    irei vir depois afiar mais minha prosa.

    ResponderExcluir
  3. Bela foto! Não conheço BH, mas só ouço elogios. Tenho alguns amigos que moram aí e falam muito bem. Preciso conhecer essa cidade!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. bom sinceramente não tinha visto fotos de BH, muito bonita, ;)

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindo, sou LOUCA pra conhecer Belo Horizonte.
    É um lugar maravilhoso, todo mundo que visita ai recomenda!

    Parabéns pelo blog, sucesso pra você!

    Beijos
    ;**

    ResponderExcluir
  6. Que boa surpresa ao deparar com este Belo Horizonte... não sou mineira, mas vivi nela minha infância nos passeios do parque municipal, das aventuras de bicicleta nas ladeiras do bairro... Saudade tenho desse horizonte que ficou gravado em minha memória e quero ainda voltar para recordar as íntimas lembranças.
    Gostei muito do blog!
    Me visita em algum desses...
    www.tocou.blogspot.com
    www.raianareis.blogspot.com
    Abraços, Raiana.

    ResponderExcluir
  7. Eita Belo horizonte...
    Que cidade maravilhosa.
    abçs
    http://sucesso-empreendedor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que lindo, adorei a decleraçãod e amor por sua cidade, tb adoro minha Fortaleza, aqui me criei e vivo até hoje, amo essa cidade, ainda conhecei sua Belo Horizonte.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  9. Gostei deste post sobre a sua saudade de sua cidade de origem, falando tb de belo horizonte, sou paulsita nunca fui para minas mas morro de vontade...rs

    E vc escreveu tudo com uma pegada de conto histórico, misturou a sua narrativa pessoal um pouco de narrativa historica, muito bacana e poético. :)

    Dei uma lida tb no post do GPS e da dificuldade dos autores de suspense de hoje, cara, sabia que eu não tinha parado para pensar nisso? rs talvez seja pq suspensa não seja meu genero favorito, alias está longe...

    "Modernidade" parece que estes tempos é a época do "sem tempo" ou da "instantaniedade" não é?

    Posso fazer uma "propaganda" básica? Estou com uma revista que fala de cultura e literatura a Sunshine, se tiver curiosidade de conhece-la:

    www.rubensmedeyros.blogspot.com

    :) mas de qualquer forma, vlw pela boa leitura!

    ResponderExcluir
  10. nunca fui lá, mas depois do seu post, realmente me fez querer ir! lindo texto, linda foto! parabéns! =)

    ResponderExcluir
  11. Sou paulistano, mas na outra encarnação, ao menos musicalmente (Milton Nascimento, pato Fu, Lô Borges) e gastrônomicamente (torresmo, pão de queijo) eu era mineiro.
    Parabéns pelo blog, é isso aí!

    abç
    DJ Mocó

    ResponderExcluir
  12. Nunca fui em Belo Horizonte, mas deve ser um lugar lindo *--*

    ResponderExcluir
  13. Nossa espero conhecer BH o mais rápido Possivel!!

    Bjs!!



    http://sonhandoacodadinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Sempre ouço falar bem de BH.
    É uma cidade de belas mulheres e gastronomia variada.
    Preciso conhecer.

    ResponderExcluir
  15. ótimas lembranças da pampulha...
    bela foto.

    ResponderExcluir
  16. Que bonita homenagem para minha cidade. Sou mineira, de BH, e apesar de as vezes reclamar daqui e querer morar em outro lugar, adoro essa cidade. A maioria das pessoas que comentaram aqui não conhecem BH. Então, venham pra cá. Tem muita coisa boa. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  17. Oiii....
    passando pra te avisar que tem um selo pra ti lá no blog....
    beijo
    P.s.: sou louca pra conhecer belo Horizonte, e adoro teu blog.

    ResponderExcluir
  18. Você escreve tão bem ;)
    Belo Horizonte é mesmo apaixonante, gostaria de morar lá inclusive.
    Depois desse post então, mal posso esperar. :)
    Ah, e só para te situar, você comentou uma vez no meu blog, www.corredora-x.blogspot.com
    Desde então virei fã do seu blog e sempre passo por aqui, seja para ler postagens mais antigas ou para verificar se há alguma nova...

    Bem, obrigada pelo comentário (já faz um tempinho), mas eu gostei muito. =)

    Se gostar dos clássicos, escrevi um artigo sobre Dom Casmurro, no site www.perguntasociosas.blogspot.com, a última postagem.

    Espero não estar me demorando muito, mas saiba que o senhor é muito admirado por mim (:

    Beijo ainda sem precedentes

    ResponderExcluir
  19. Sou 100%+ Aracaju =P, gostie do vídeo Pró100%, eu nunca fui em belo horizonte mas acordo com ele todo dia aki em casa!

    ResponderExcluir
  20. Visitei BH qdo era muito novo mas a cidade é muito linda...quero voltar com tempo para conhecer todos os pontos principais da cidade

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.