quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Recomendações da Biblioteca de Babel, ou pequena boca livre para mendigos não iniciados


Do lado esquerdo do blog, logo abaixo do perfil, adicionei uma lista com dez recomendações literárias da Biblioteca de Babel (onde estão todos os livros do mundo). Esta lista será mudada mensalmente, conforme eu atualizar minhas leituras. Mas como essa é a primeira, optei por começar com alguns livros que considero clássicos. Mas o que é um clássico?

Muitas vezes, quando imaginamos o signo verbal "clássico", nossa mente vai em direção a algo que já carrega consigo certa antiguidade. Mas partilhamos da idéia de Italo Calvino, de que o clássico não é apenas o antigo, mas o eterno. Em se tratando de livros, Calvino afirma: "os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: Estou relendo... e nunca Estou lendo..."

Clássicos são livros que influenciam a história, e se deixam influenciar pela mesma. São livros que quando leio, sempre me despertam para alguma reflexão sobre mim ou sobre o mundo.

Enfim, clássicos são aqueles livros pelos os quais nunca podemos "correr os olhos" sem que sejamos atacados pelo vírus da reflexão.

Sei que não é fácil ler dez livros literários em um ano. Há pessoas que não lêem nem ao menos um único livro em toda vida. Ler é expandir horizontes. Ler um clássico é ir além do horizonte. Experimente tentar ler pelo menos um desses livros. Se já leu todos, releia, afinal estamos falando de clássicos, e clássicos existem exatamente para serem relidos sempre.

Dos que aí estão vou recomendar mais fortemente apenas um, a obra máxima da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, mineiro doido de Cordisburgo. Grande Sertão, é mais que um livro. É um milagre. Como diria o próprio Rosa, "Tudo é milagre. Duvida? Mesmo quando nada acontece há milagres que não estamos vendo". Mas este livro não é um milagre qualquer. Ele significa o nascimento da idiossincrasia literária brasileira.

Antes de Guimarães, com Machado de Assis, já havíamos alcançado o cume do mais elevado monte literário existente, porém as ferramentas que utilizamos nessa empresa alpinística ainda eram importadas da Europa. Guimarães Rosa, construiu suas próprias ferramentas, e nelas gravou "made in brazil". Ele reinventou o português escrito, inserindo nele não apenas as palavras o sertanejo, mas também seu peculiar jeito de falar, e mais, colocou filosofia e teologia na boca de gente da roça. Ou melhor, descobriu a filosofia e teologia que já estava lá, na roça. Mostrou que o Sertão tem seu mundo próprio. Mostrou que o "Ser-tão" é o mundo. Eis um trecho:

O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. É o que a vida me ensinou”.

Leia os clássicos para ser-mais.

Pax tecum amicis!

12 comentários:

  1. Prefiro Sagarana à Grande Sertão: Veredas, mas meu caro, não imagino minha vida sem a exprência que acumulei lendo estas duas obras.

    falou peixe!

    ResponderExcluir
  2. gostei do blog ta começando bem..
    cara leia alguns livros do stephen king ^^

    ResponderExcluir
  3. bela lista, bom blog..... parabéns, boa sorte !

    ResponderExcluir
  4. Leia Nietzsche, Schopenhauer e Sêneca.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Olha, tava lendo seu outro post e se originalidade nunca foi seu forte; parabéns você é um belo copiador. O blog ficou muito legal mesmo!!
    Quanto as indicações, amo ler...mas nunca tive coragem de pegar um livro "estilo sertanejo" (sei que não estou usando a expressão correta...), os meus livros prediletos são bem diferentes um dos outros, Pequeno Príncipe; Os Miseráveis; A menina que roubava livros; Verônika decide morrer.
    Mas, prometo que quando voltar a Biblioteca vou dá uma olhada na sua indicação.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ops, outro coment meu: estamos criando uma campanha: Campanha Blogadão. É para os blogueiros divulgarem seus blogs e encontrarem blog que julguem interessantes. Ao invés de comentar em qualquer blog, e se você achar maneiro colocar nos seus preferidos... vamos (quando tiver mais gente participando) criar uma lista onde os blogs serão separados por categorias. Dá uma olhadinha lá (e se cadastra, se gostar).

    www.campanhablogadao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. putz! achei seu blog muito bom mas não tive tempo de fuça-lo todo. meu tempo na lan acabou...rsrsrs
    depois volto com mais calma.
    Bom FDS!

    ResponderExcluir
  8. interessante, mas assim nunca tive curiosidade pra ler esse livro em especial..quem sabe um dia hauhauhauha

    ResponderExcluir
  9. Grande Sertão Veredas grande livro.

    Li e se precisa leio denovo

    Se pode, visite:

    www.minhadicas.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Atualmente ando lendo Contrato Social, ao seu termino, lerei com certeza alguns desses. ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Haa vlw a força
    e gostei da linguagem moderna
    outro dia msm recebi uma critica dizendo q se eu queri ter um blog de sucesso deveria para de escrever errado,eu to tentando mas linguagem de net é um vicio
    =P

    Legal seu blog

    xD

    beeijo

    ResponderExcluir
  12. Adriaaaaaaaaano!
    Vamos animar.
    Adoro seus post e estou anotando suas referências.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente à vontade, contanto que prime pelo bom uso do imperativo categórico Kantiano: "Não faça com os outros que aquilo que você não gostaria que fosse feito com você";. Assim Seja. Pelos Séculos dos Séculos. Amém.